06 11 19
Array

Empresas utilizam o vídeo para comunicar.

Um Vídeo Institucional é uma das ferramentas mais consagradas de comunicação, seja para apresentar a sua empresa, divulgar os produtos e serviços ou aumentar as vendas. Isso porque, além de divulgar o seu negócio, o Vídeo Institucional gera autoridade para a marca.

Outra grande vantagem é a possibilidade de harmonizar os diferentes meios em que a mensagem da empresa precisa ser passada, como website, email, times de venda e redes sociais, todas as vezes da maneira correta. Motivo pelo qual esta ferramenta tem sido chamada de canivete suíço da comunicação.

Por meio do Vídeo Institucional é possível informar suas metas, ampliar as vendas, mostrar resultados, implementar estratégias para a melhoria do clima organizacional e revelar qual é o seu posicionamento – tanto de mercado, quanto, em alguns casos, filosófico e político.

O que é um Vídeo Institucional?

Um Vídeo Institucional, como o próprio nome sugere, é um vídeo sobre uma instituição ou empresa, com o objetivo de fortalecer a marca, ajudar nas vendas, facilitar a integração de colaboradores, entre outras possibilidades para o roteiro.

Esta é uma ferramenta extremamente versátil e por isso usada há décadas por empresas de diferentes segmentos. Atualmente, o formato popularizou-se para empresas de todos os portes, sejam startups ou mesmo profissionais liberais, além de ONGs e órgãos públicos.

O importante é que o Vídeo Institucional conte a mensagem da empresa, ponto em que se difere de vídeos de vendas, produtos ou explicativos, que focam na solução, oferta, produto ou ideia específicos.
Por outro lado, os Vídeos Institucionais não possuem uma regra definida, e podemos identificar cinco principais estilos conforme a estratégia de Vídeo Marketing da empresa.

Agora que você já sabe o que é um Vídeo Institucional e que essa é uma ferramenta consagrada, deve estar pensando que não é por acaso que as empresas de todos os portes investem neste formato, com exemplos muito variados.